Consulado está tomando medidas para agilizar concessão de vistos

Por Joel Stewart

Ao visitar o Brasil recentemente, cheguei até conversar em São Paulo com funcionários do Consulado dos EUA. Há um novo chefe da Seção de Vistos Não-Imigrantes lá que chegou recentemente de um consulado na China.

O chefe disse no dia em que estive lá (27 de abril) que o consulado havia agendado mais de 3.300 pessoas para entrevistas. O consulado tem 20 janelas abertas e vai expandir o número para poder entrevistar as pessoas mais rapidamente durante o dia.

Para reduzir o número de requerentes na rua a cada dia, o Departamento do Exterior dos EUA abriu os “Support Centers” que podem tirar as impressões digitais antes do dia da entrevista no consulado. Aqui nos Estados Unidos o Serviço de Imigração também funciona com Centros de Suporte.

O consulado também iniciou um programa de renovação de vistos para pessoas qualificadas sem entrevista, mesmo com o visto anterior vencido se não tiverem passado mais de quatro anos da data de vencimento do visto.

Os brasileiros podem ir para qualquer consulado americano (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife) não obstante o fato de morarem em outra região do Brasil, mas o sistema de informações dos consulados é centralizado, ou seja, todos os consulados têm acesso às informações sobre quem pediu o visto, quando e onde.

Embora a demora na emissão de vistos tenha diminuído (atualmente está em torno de 18 dias), é possível agilizar o visto se tiver uma razão urgente ” geralmente a negócios ou por motivos humanitários. O procedimento segue o padrão de marcação de uma data qualquer, mesmo no futuro, e em seguida pedir uma agilização “on-line” por uma questão de urgência.

Todo mundo Já sabe que dois novos consulados vão abrir em Belo Horizonte e em Porto Alegre, o que também facilitará a emissão de vistos.
O nível de aprovação de vistos temporários em São Paulo é 95%. As recusas resultam do fato de as pessoas não terem preparado os pedidos corretamente ou não serem mesmo qualificadas. O consulado informou que no geral não tem tido problemas.

Com a minha experiência, recomendo que, em caso de recusa, sempre é bom apresentar na próxima vez informações para explicar porque o visto não foi aprovado na primeira vez e fornecer o novo documento ou uma explicação convincente.

O consulado avisou ainda que todos os pedidos têm que ser completamente preenchidos, com documentos apresentados sempre que for pedida a entrevista e uma explicação do requerente que seja lógica para os funcionários do consulado.

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