Visit USA 2012: SP emite 50% dos vistos americanos no Brasil

Miguel Hernandes, Claudia Lobo, Jussara Haddad, Rose Meire Del Col e Benjamin Chiang

São Paulo é o destino onde mais se emite vistos americanos no mundo. A cidade é responsável por quase 50% dos documentos emitidos no país. Ela está na frente de destinos como a Cidade do México e Pequim, na China. O Rio de Janeiro já figura na quinta posição. A informação é de Benjamin Chiang, adido de imprensa do Consulado Americano no Brasil. Juntamente com o Miguel Hernandes, adido comercial do Consulado, eles participaram nesta terça-feira (15/05) da edição 2012 do Visit USA, na capital paulista. Em 2011, foram processados 950 mil vistos no Brasil, o que correspondeu a um crescimento de 51% em relação ao ano anterior. “Somente no período de janeiro a abril deste ano, a embaixada já emitiu 400 mil vistos, um aumento de 49% em comparação ao mesmo período de 2011. Cerca de 96% dos solicitantes tem o visto aprovado”, destacou Chiang.

Para este ano, a meta é elevar a capacidade de emissão de vistos no Brasil em 40%, especialmente com a operação dos novos seis centros de emissão implantados nas cidades de São Paulo, Brasília, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “Até 2014, a previsão é abrir dois novos consulados no país, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre”, completou. Os novos centros começaram a funcionar no dia 7 de maio e já atendeu uma média de 12 mil pessoas. O tempo médio de atendimento nesses centros ficou em torno de 15 minutos. “O tempo de agendamento em São Paulo já caiu de 140 dias para 20 dias”, reforçou. Desde o final de abril, o brasileiro paga somente uma taxa única no valor de R$ 160 para o agendamento e solicitação do visto.

TIRE O SEU VISTO AMERICANO COM UM ESPECIALISTA

Essas informações foram divulgadas para os agentes de viagens participantes do Visit USA. Ao todo, 1.300 profissionais foram pré-inscritos. “Além de agentes da cidade de São Paulo, contamos com a presença de profissionais do interior paulista e de outras cidades como Belo Horizonte”, afirmou Jussara Haddad, coordenadora do Visit USA. O evento reuniu 50 expositores e realizou seminários educacionais sobre os destinos e produtos norte-americanos. Entre eles estavam: CVC, Nascimento Turismo, Agaxtur, American Express, Bal Harbour, Greater Miami CVB, Visit Orlando, Georgia, Hertz, Intercontinental, Lan, Los Angeles CVB, MK Travel, MMTGapnet, RCA, Tam e Tam Viagens, Texas, Universal Orlando, Disney e Sea World.

De acordo com ela, mais de 30% dos visitantes da América do Sul que entram nos Estados Unidos são brasileiros. “Sem contabilizar os países fronteiriços como Canadá e Estados Unidos, o Brasil se consolida como o quarto mercado emissor de turistas e o terceiro em gastos”, salientou Jussara. No ano passado, 1,5 milhão de brasileiros visitaram os Estados Unidos, movimentando US$ 6,8 bilhões. Os destinos mais procurados foram, nessa ordem: Flórida, Nova York, Califórnia, Washington DC e Nevada (Las Vegas). Nos dois primeiros meses do ano, o Consulado registrou a entrada de 171 mil turistas brasileiros (janeiro) e 122 mil (fevereiro), o que representa um incremento de 18,2% e 43% em relação aos dois meses do ano de 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s